Novidades

  • Fique por dentro
  • Para nós, o céu é o limite!
Home   Novidades
DrogaVET 07.02.2018   |   Releases

Sabores De Verão: Flavorização De Medicamentos Ajuda Nos Cuidados Com Os Pets

Crédito: Priscilla Fiedler

A ingestão de frutas com a indicação do veterinário, cubos de gelos na água e medicamentos flavorizados ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pets

Medicar os pets nem sempre é a tarefa mais fácil aos tutores. O sabor forte e, por vezes, amargo dos medicamentos, torna esse momento complexo. Porém, com o avanço da manipulação farmacêutica e da medicina veterinária é possível minimizar o estresse e tornar a hora da medicação divertida e deliciosa aos animais de estimação.

Pioneira neste mercado, a DrogaVET transforma os remédios em petiscos, o que atraí a atenção dos pets pelo aroma. “Os pets são atraídos, em geral, pelo cheiro e não pelo sabor propriamente dito, o que leva os tutores a optarem pelo remédio manipulado no flavorizante preferido do seu animal de estimação”, explica a farmacêutica da DrogaVET, Daiane Cavassin Kasecker.

Para combinar com o clima quente do verão, a empresa disponibiliza flavorizantes com o aroma de frutas como: uva, abacaxi, cereja, morango, maçã e banana. “Se o pet tem o costume de comer esses alimentos, facilitará o interesse dele pelo medicamento do mesmo sabor”, comenta Daiane. 

Segundo a profissional, algumas frutas podem ser tóxicas como, por exemplo, o abacate que contém uma substância chamada persina que pode acarretar em disfunções no aparelho digestivo do animal, como vômitos e diarreia. “As cascas das frutas cítricas, como as da laranja e do limão, também não são recomendadas, pois possuem alto teor de óleos essências, que podem fazer mal ao pet”, pontua Daiane.

Já a maçã, a banana, a melancia e o melão podem ajudar na hidratação do animal, devido à alta quantidade de água em suas composições. “A melancia é uma ótima opção no verão por conter altos índices de água. A dica é servir a fruta bem geladinha. Já a maçã, por sua vez, auxilia na imunidade do animal, uma vez que é rica em probióticos e regula a glicemia”, enfatiza a farmacêutica. 

Formas e sabores disponíveis

Os sabores disponíveis são ideais para medicamentos em forma de biscoitos, pasta oral, filme oral e suspensões.  A farmacêutica ressalta ainda que essas formas farmacêuticas e flavorizantes são benéficos à saúde do pet por diferentes fatores. “Não contém sal, açúcar ou gordura, são produzidos com matérias-primas de qualidade e na dose certa para cada tratamento, o que permite o uso do medicamento até em animais que exigem cuidados especiais, como os diabéticos, alérgicos, cardiopatas ou nefropatas”, enfatiza Daiane.

Além das frutas, outros flavorizantes podem ser usados nos medicamentos, e a especialista explica que a preferência dos gatos e dos cachorros pode variar. “Os cães possuem preferências por flavorizantes a base de carnes vermelhas, como: o bacon, picanha, linguiça, costela e o frango também. Já os gatos preferem os flavorizantes a base de carnes brancas, como: o atum, salmão, frango, além das formas mais adocicados, com destaque para o leite condensado, o doce de leite e o morango”, indica a farmacêutica.

Dicas e cuidados

Nesta época de altas temperaturas, os pets exigem alguns cuidados diferenciados, tanto que é comum que o animalzinho diminua o apetite. Porém, para minimizar esse sintoma, Daiane explica que a alimentação do pet deve ser servida em um local fresco e ao abrigo da luz do sol, o que torna o alimento mais fresco. “A dosagem diária da ração deve ser mantida e o tutor deve seguir as orientações do fabricante, que constam na embalagem da ração”, salienta a profissional.

Se a temperatura se elevar demais, uma dica da especialista é colocar cubos de gelo na água, mantendo-a mais fresca e em temperaturas baixas por um período mais prolongado.  “Em alguns casos, uma compressa de água fria pode ser uma ótima opção. Prepare e passe suavemente no dorso do seu companheiro. Você também pode dar banhos mais frequentes para ele se sentir bem nos dias de calor intenso”, finaliza a farmacêutica da DrogaVET.

_________________________________________________________________

Sobre a DrogaVET

Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Criada pela farmacêutica Sandra Schuster, a empresa é pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais.

 



<  Voltar para Novidades